O Hotel Fischer foi o primeiro a oferecer banheiro em todos os quartos
Em 1957, Adolfo Fischer lançou o primeiro hotel considerado de luxo, o Hotel Fischer. Foi o primeiro de Balneário Camboriú a ter banheiro em todos os quartos, e essa infraestrutura era única em todo o litoral catarinense. Ao longo de sua história, recebeu hóspedes de renome e importância internacional, como o ex-presidente da República João Goulart (1919-1976), que costumava frequentar o hotel até construir sua casa de veraneio onde hoje está o restaurante Lago da Sereia (Avenida Atlântica, esquina com a Rua 4600).
Klaus Fischer, filho de Adolfo Fischer, em entrevista ao Arquivo Histórico contou como o presidente Jango vinha veranear:
Ah! Ele chegava com um aviãozinho CESNA, fazia umas três ou quatro voltas por cima do hotel e já sabia que era ele. Aí ele descia na Vila Real, que aqui não tinha nada, só estavam abrindo loteamento e descia na rua. Nós ia de Kombi lá, buscava ele, o avião foi embora e ele descansava uma semana aqui depois…¹
Os antigos moradores da cidade contam que o presidente era uma pessoa muito acessível, e que a esposa e os filhos ficavam meses na cidade, enquanto ele, por suas funções, viajava constantemente, mas sempre passava os finais de semana com a família na praia.
1 Depoimento de Klaus Fischer concedidos ao Arquivo Histórico em 30/05/2006 e 01/06/2006.
Fonte: Do Arraial do Bonsucesso a Balneário Camboriú: mais de 50 anos de história. Sobre a autora: Mariana Schlickmann é doutoranda em História na Universidade do Estado de Santa Catarina, mestra em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB/UDESC e pesquisadora associada do Instituto Cultural Luisa Mahin.
Fonte: http://historiabalneariocamboriu.com.br/hotel-fischer-2/
O Hotel Fischer, inaugurado dia 15 de dezembro de 1957, é um dos empreendimentos mais famosos da história de Balneário Camboriú, considerado um marco da arquitetura, da hotelaria e do turismo a nível nacional.
Estes reconhecimentos surgiram graças ao pioneirismo e ousadia do alemão Adolfo Fischer (1903-1990), taxado de louco por ser visionário, conforme aponta um dos poucos relatos bibligráficos sobre a história do hotel: “Homem de visão, adquiriu uma extensa área de terra no canto sul da praia e ali construiu o famoso Hotel Fischer. Sua visão foi além das expectativas gerais, não faltando palpites que Fischer era um louco: construir um hotel de classe internacional num deserto como era o pontal”¹.
O Fischer foi primeiro hotel de luxo de Balneário Camboriú. Quando inaugurado, possuía quatro pavimentos, 26 quartos luxuosos, 18 apartamentos e suítes, algo “difícil de se encontrar até mesmo em Florianópolis”². Tinha capacidade para 108 hóspedes, servidos por dois refeitórios, sala de estar com lareira, terraço ao ar livre, auditório para crianças e serviço de bar. Foi o primeiro hotel de Balneário Camboriú a ter banheiro em todos os quartos. Sua inauguração foi um grande marco, sendo considerado pela imprensa como “um dos melhores hoteis de varaneio do sul do país”³. Ao longo de sua história, recebeu hóspedes de renome e importância internacional, como o ex-presidente da república, João Goulart (1919-1976).
O Hotel ficou em operação até 2009, fechando suas portas após 52 anos de funcionamento. Apesar de Balneário Camboriú ser uma cidade planejada, não houve um plano para estimular a preservação de alguns bens materiais de extrema importância para a história do município, como é o caso do Hotel Fischer. O fato de o empreendimento estar fechado, a falta de articulação de políticas públicas e as generosas ofertas de negócios proporcionadas pela construção civil são considerados os principais fatores que levaram à venda e, consequentemente, à demolição do Hotel, em 2012.
Hoje, a única forma de contemplarmos suas características arquitetônicas, entender sua importância histórica e a ousadia de Adolfo Fischer é através de imagens e dos relatos bibliográficos aleatórios sobre a história do Hotel.
Nos resta, portanto, construir e preservar esta história, que está intimamente ligada à de Balneário Camboriú, município que atualmente mantém boa parte de sua economia e identidade cultural sustentada pelo setor do turismo.
Fonte: https://memoriahotelfischer.wordpress.com/
¹ CORRÊA, Isaque de Borba. História de duas cidades: Camboriú e Balneário Camboriú. Balneário Camboriú, Ed. do autor, 1985.
² Jornal “Página 3”. Dezembro de 1997. Arquivo Histórico de Balneário Camboriú.
³ Jornal “O Itajaí”. Dezembro de 1957. Arquivo Histórico de Balneário Camboriú.
Fonte vídeo: Terra Brasil Terraplenagem
Te ajudo a encontrar o imóvel que você tanto procura!
Fale comigo que eu te ajudo! |
www.penthouseimoveis.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.