10 de janeiro de 2020
Considerado um marco para a construção civil do Brasil, o maior edifício residencial da América Latina ganha destaque internacional. O Yachthouse by Pininfarina é o único empreendimento brasileiro a aparecer na lista das 20 maiores construções do mundo em 2020. Construídas pela Pasqualotto & GT, com 281 metros de altura e 81 andares, as duas torres aparecem ao lado de grandes projetos globais como parques olímpicos, estádios, pontes, estações de trem, entre outros. A lista foi divulgada pelo B1M considerado um dos maiores canais do YouTube do mundo para construção com mais de 9 milhões de visualizações por mês.
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Sobre a Pasqualotto & GT
A Pasqualotto & GT é a construtora de empreendimentos de luxo, como o Yachthouse by Pininfarina, o maior residencial da América Latina, com 81 andares e 281 metros de altura. Com vocação para empreendimentos verticais acima de 50 andares, também possui outros empreendimentos em parceria by Pininfarina como o Vitra, reconhecido na América e Europa como ícone da arquitetura internacional.
Operação especial marca instalação dos elevadores mais rápidos do Brasil no Yachthouse by Pininfarina, em Balneário Camboriú
A tecnologia de ponta empregada no maior edifício da América Latina está cada vez mais aparente com o andamento das obras. Na etapa atual, estão sendo instalados os 10 elevadores para atendimento direto dos apartamentos das torres do Yachthouse by Pininfarina, os mais rápidos do país, com capacidade de se deslocar 6 metros por segundo e percorrer em menos de um minuto os 81 andares do prédio. As equipes da Elevadores Atlas Schindler trabalham para içar e instalar as peças que somam mais de 35 toneladas.
Para a operação, primeiro foi necessária uma movimentação horizontal, com o armazenamento das máquinas no andar térreo. O passo seguinte foi a movimentação das peças guardadas até os poços, por meio de empilhadeiras. Já o içamento do térreo até o 80º pavimento está sendo feito com um guincho instalado na casa de máquinas. “A movimentação é realizada para facilitar a chegada do equipamento até a casa de máquinas, na parte superior do edifício”, reforçam Anderson Rugero e Fabio Rengies, da Elevadores Atlas Schindler.
Estes já são os elevadores definitivos, embora alguns detalhes sejam finalizados somente mais perto da entrega do Yachthouse by Pininfarina, neste caso, as chamadas externas (sistema de gerenciamento de tráfego Port Technology, onde a chamada é feita diretamente no hall dos andares, ao invés de sistemas convencionais de senhas ou biometria nas cabinas) e o comissionamento final (ar-condicionado, interligação de chamadas, sistema de comunicação e controle). Também para evitar contratempos, a parte de revestimento de piso e parede finais (um alumínio com face amadeirada) serão colocados apenas próximo da inauguração da obra.
O engenheiro Davi Rotilli, da Pasqualotto & GT, comenta que toda a grandiosidade do projeto do Yachthouse by Pininfarina é possível ver também nesta etapa dos elevadores. “A casa de máquinas, por exemplo, é especial, com uma monovia (espécie de guincho). Ela é utilizada para o içamento dos motores que são muito pesados e este mesmo equipamento possibilita manutenções e possíveis reparos futuros, com toda segurança necessária”, destaca.
Os números ligados aos elevadores do Yachthouse by Pininfarina
– 22 elevadores no empreendimento;
– 10 elevadores para atendimento direto dos apartamentos;
– 35 toneladas de motores;
– Percurso de 275 metros em menos de 1 minuto
Yachthouse Residence: Desafios que vão além do que se vê!
Considerado atualmente o maior edifício residencial em construção no Brasil, o Yachthouse Residence, da Construtora Pasqualotto & GT Empreendimentos deve ser concluído em 2019. A imponência vai além do número de andares, 81 pavimentos em cada torre, mas também pela área de lazer com 10 mil m², além de 17 elevadores para transportar os usuários pelo empreendimento.
A magnitude do empreendimento também se traduz em números, desde a fundação, que levou um ano e meio pra ficar pronta e onde foram usados 4562 caminhões de cimento. As fundações são elementos fundamentais para o desempenho e segurança de qualquer edificação e, no caso da obra do Yachthouse, devido a magnitude das cargas envolvidas, o tema envolveu extrema complexidade.
Segundo o empresário Alcino Pasqualotto, a partir dos resultados de ensaios de caracterização do solo, através de sondagem tipo CPT, SPT e rotativas, e das cargas previstas para a supraestrutura, os profissionais de geotecnica e de projeto estrutural escolheram o tipo de fundação mais adequada para edificar o empreendimento.
Para uma obra deste porte a solução escolhida foi o Radier Estaqueado. Este tipo de fundação consiste em um bloco de fundação de grandes dimensões, o qual é apoiado sobre um berço formado por estacas tipo hélice contínua monitorada, obedecendo as normas brasileiras pertinentes.
Mas o principal destaque da obra, não está no que se vê: a fundação. A concretagem das torres mobilizou a equipe e profissionais responsáveis, no maior desafio enfrentado no projeto. “Desde o princípio do planejamento encontramos diversas barreiras que teríamos que enfrentar. Um dos pontos críticos foi o rebaixamento do lençol freático, que exigiu um grande estudo, pois teríamos que rebaixar a água para conseguir concretar cerca de 5,5 m de profundidade”, explicou o empresário.
Por serem blocos de grandes quantidades de concreto e um traço de até 50 MPA com grande quantidade de cimento por m³ foi preciso estudos para cuidar da temperatura que o concreto atingia e respeitar a norma. Foram utilizados cerca de 100 kg de gelo por m³ de concreto para controlar a temperatura que ele era despejado no elemento concretado, e a concretagem foi feita por camadas para não atingir limites de temperaturas exigidos pela norma.
Outro desafio da obra foi a logística. Para atingir as metas diárias de concretagem foi preciso analisar desde o tempo de descarga de um caminhão até seu deslocamento entre a usina e a obra. “Nossa meta era audaciosa. Utilizar duas bombas de concreto, onde descarregavam 60 caminhões por bomba a cada dia”, disse Alcino.
Atualmente, o que se vê é a magnitude da obra, em todos os aspectos. “Por se tratar de um empreendimento com duas torres de 81 pavimentos e mais de 138 mil metros quadrados de construção, cada item foi exaustivamente estudado e pensado, pois qualquer pequeno desvio teria um impacto exponencial”, concluiu o Diretor da construtora, orgulhoso em empreender de um projeto grandioso e desafiador como o Yachthouse.